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Retorno à Terra                                                                                                 Back to Earth 

Escrito pela curadora Carollina Lauriano 


Em suas pesquisas artísticas, despertam interesse a Yohannah Oliveira os processos de resgate internos que nos levam a expandir nossa capacidade de conexão com o nosso eu mais profundo. Em um mundo cercado pelas incertezas, ela nos guia por um processo ritualístico e meditativo através de sua pintura abstrata. Ao optar por uma cartela de cores suave, observamos um desejo inerente da artista em nos teletransportar para um lugar oposto ao ritmo caótico dos grandes centros urbanos.

Dessa forma, a artista nos guia por composições pictóricas que remetem a panoramas geográficos e formações naturais, recorrendo a materialidade que reafirmam essa conexão com o ancestral como: tecidos com trama natural e pigmentos de origem natural. Apesar da proeminência inegável de sua pintura, as discussões propostas por Yohannah ultrapassam, e muito, as questões do suporte. Não obstante algumas de suas pinturas podem ser consideradas objetos tridimensionais, ao trabalhar o conceito de camadas muito importante em suas obras, por outra perspectiva, não somente a da pintura, mas a partir da própria materialidade do tecido.

Para isso, Yohannah busca recriar paisagens internas, reformulando assim lugares de acolhimento e pertencimento. Nascida no Rio Grande do Norte, a artista integra em sua produção elementos que retomam o olhar para um lugar de origem e para processos que são próprios da natureza humana. Nesse sentido, Retorno à Terra nos traz diversas camadas conceituais propostas pela artista para esta exposição. Terra como ancestralidade e a necessidade de uma reconexão com a natureza. Terra enquanto materialidade para criação de pigmentos naturais presentes em parte das pinturas aqui expostas. Terra como fertilidade, nascimento, à vida e à morte, começo e fim. 

Written by the art curator Carolina Lauriano

In her artistic research, Yohannah Oliveira is interested in the internal rescue processes that lead us to expand our ability to connect with our deepest selves. In a world surrounded by uncertainty, she guides us through a ritualistic and meditative process through her abstract painting. By choosing  a soft color palette, we observe an inherent desire of the artist to teleport us to a place opposite to the chaotic rhythm of large urban centers.

In this way, the artist guides us through pictorial compositions that refer to geographic panoramas and natural formations, using materiality that reaffirm this connection with the ancestor, such as: fabrics with a natural weave and natural pigments . Despite the undeniable prominence of her painting, the discussions proposed by Yohannah go far beyond the issues of support. Nevertheless, some of her paintings can be considered three-dimensional objects, when working on the very important concept of layers in her works, from another perspective, not only that of painting, but from the materiality of the fabric itself.

For this, Yohannah seeks to recreate internal landscapes, thus reformulating places of reception and belonging. Born in Rio Grande do Norte, the artist integrates elements in her production that take her look back to a place of origin and to processes that are typical of human nature. In this sense, Return to Earth brings us several conceptual layers proposed by the artist for this exhibition. Earth as ancestry and the need for a reconnection with nature. Earth as materiality for the creation of natural pigments present in part of the paintings exhibited here. Earth as fertility, birth, life and death, beginning and end.

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