A Origem de todas as coisas The source of all things
Escrito pela curadora Marianne Farah Arnone
Cada um de nós é um grão de pó que o vento da vida levanta, e depois deixa cair.
Bernardo Soares/Fernando Pessoa
A partir da estrutura maciça da pedra - sedimento progressivo de matéria orgânica e minerais, formado pelo ajuntamento de partículas ao longo do tempo - a artista Yohannah de Oliveira produz os pigmentos e texturas de suas obras. Macerando, triturando e friccionando o minério sobre a superfície ele retorna à sua condição de partícula. O pó revela o potencial criador, é transformado em linha, textura e cor.
O gesso é o material trabalhado pela artista para modelar as formas, criar as superfícies que receberão os resíduos dos minérios e dos outros materiais. Também de origem mineral, o gesso passa por processos industriais que o reduzem a um pó fino e branco. Quando em contato com a água, esse elemento adquire plasticidade sendo modelado pela artista que cria seus relevos, suas topografias.
Suas formas se materializam no envolvimento entre o corpo, o fluxo dos pensamentos, a memória, o tempo e a transformação da matéria. As obras fossilificam o momento da criação.
A secagem do gesso calcifica a forma, transformando-a em concreto, o suporte onde Yohannah aplica os outros materiais. Porém, antes de inseri-los à estrutura, ela trabalha sobre a textura do gesso, passando a lixa sobre algumas áreas, pulverizando o espaço para o encontro com os outros elementos. Retornando a seu estado original, o pó de gesso abre terreno para novas fusões, pesquisas e investigações.
As obras apresentadas na Casa de Metal fazem parte de uma instalação e são resultado da investigação da artista acerca de materiais como a bauxita, o carvão e o gesso, elementos naturais de origem mineral e que servem de matéria prima bruta, base para diferentes produtos e produções em nossa sociedade.
As obras expõem o processo de pesquisa de Yohannah sobre a materialidade e potencialidade desses elementos em sua poética, sendo o esteio e a origem para a criação de formas, texturas e pigmentos: um intenso e profundo embate entre matéria e criação.
The Source of all things
Out Of Stone - a natural, sediment-occurring material is formed from the gathering of particles over time.
Yohannah de Oliveira produces pigments and textures through her most recent and expansive work. Massaging, crushing, and rubbing the ore on the surface mineral, it returns to its original particle condition. The powder reveals the creative potential and is transformed into complex lines, into texture and into touch, visual in colour and decadence.
Gypsum is the material used by Yohannah, to model the forms and create the surfaces that will receive the residues of the other materials. Of Mineral origins, gypsum under-goes industrial processes that reduce it to a fine, white powder. In contact with water, this element acquires plasticity and is modelled by the artist who creates its reliefs and topographies.
Its forms are then materialised in the involvement between the body and flow of thoughts, memory time and the transformation of the matter, The constructions fossilise the moment of creation.
Dying the plaster calcifies the form, transforming it into concrete, but before inserting them into the structure, she works on the texture of the plaster, seducing the sandpaper over intricate áreas and by spraying the space to meet the other elements. Returning to its original state, gypsum powder paves the way for new mergers, new research and new exploratory investigations.
The works presented at Casa de Metal form part of an installation and are the result of the artist's deep discovery into materials such as bauxite, coal and gypsum. Natural elements of mineral origin serve as raw material, the base for the different productions in our evolving and ever fluid societal constructs.
The works expose Yohannah's research process on the material and potentiality of these elements in her poetics, being the mainstay and origins for the creation and development of shapes, textures and pigments, an intense and profound clash between matter and creation.